Durante o processo de cura da pessoa, com o sistema floral existem três fases ou momentos fundamentais, pelos quais o indivíduo passa:
1. O DAR-SE CONTA – Fase inicial, onde há localização de uma situação mental, emoção perturbada, permitindo ao indivíduo se dar conta do que está por trás dos sintomas em profundidade. Nessa fase são individualizadas essências que correspondam de forma específica a esses estados. É uma fase onde o indivíduo reconhece, torna-se claro dentro dele a motivação interna, o como, o quanto e porquê da doença física ou mental.
2. A MUDANÇA – Nessa fase a pessoa cresce internamente, obtém benefícios, age com segurança e determinação. Faz uma verdadeira aprendizagem, ou seja, muda de conduta.
3. O NOVO SER QUE SURGE – Representa a fase final, encerrando o ciclo de cura. A pessoa se sente peculiar, distinta das outras e atua por ela mesma no máximo de suas possibilidades. Constitui num tipo de auto-descoberta. Uma elaboração de seus conflitos ou emoções, que emergiram através de extratos ou camadas. É um ser novo, aprendeu agora a dinâmica da vida, a enfrentar e reverter situações adversas, negativas.